quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SETE LOCAIS PARA VISITAR ANTES DE MORRER





Ainda que seja impossível resumir em uma lista as maravilhas que o mundo possui, fizemos uma seleção de alguns lugares para onde toda pessoa deveria viajar, pelo menos uma vez na vida.

(Claro, se você tiver grana suficiente para tal...)



O TAJ MAHAL



























Este imenso complexo foi levantado pelo imperador Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, Arjumand Bano, mais conhecida como Mumtaz Mahal, que morreu ao dar a luz ao seu 14º filho.
Em um misto de arquitetura mongol e elementos islâmicos, persas, turcos e indianos, a construção é Patrimônio da Humanidade e faz parte da lista das novas Sete Maravilhas do Mundo.



A ACRÓPOLE






























A atual Acrópole está muito longe do que foi no passado, mas vale lembrar que a construção foi símbolo do nascimento da democracia grega. O principal elemento do complexo arqueológico é o Parthenon, dedicado à deusa Athena.


NAZCA






























Se você não tem medo de altura ou de aviões, não pode deixar de visitar Nazca, no Peru, lugar famoso por abrigar as enormes figuras gravadas no solo e que são até hoje um grande mistério arqueológico de nossa história. Ninguém sabe como, quando e porque essas imagens foram feitas.



A GRANDE MURALHA DA CHINA






























Construída para defender o império chinês de invasões, a muralha tem hoje cerca de 9 mil quilômetros de extensão. No passado, a gigantesca estrutura alcançava os incríveis 20 mil quilômetros. Assim como o Taj Mahal, a muralha também faz parte das Sete Maravilhas do Mundo.



MACHU PICCHU






























Obra impressionante de arquitetura e engenharia, a área é Patrimônio da Humanidade desde 1983. O santuário histórico oficial de Machu Picchu é alcançado através do Caminho Inca, composto por um conjunto de edificações que foi levantado no século XV. Não se sabe, no entanto, se o local foi um centro de defesa, um templo cerimonial ou uma cidade.



A ESFINGE E AS PIRÂMIDES DO EGITO






























Destino clássico para aventureiros e amantes da história antiga, o Egito e sua esfinge, suas pirâmides, seus monumentos reais, suas histórias e seus mistérios banhados pelo rio Nilo, é ponto obrigatório de visita. Destaque para as pirâmides de Gizé, o único conjunto de maravilhas do mundo antigo que ainda está de pé.



CENTRO ESPACIAL KENNEDY






























A chegada do homem à Lua, o robô explorador de Marte e o telescópio espacial Hubble: todos surgiram a partir do centro de operações da NASA na Flórida, mais especificamente no Cabo Canaveral, denominado Centro Espacial Kennedy. Melhor que isso só uma visita à própria Lua (o que, com certeza, não será nenhum absurdo num futuro não muito distante).


[Adaptado de um artigo publicado no portal MSN]




POST-SCRIPTUM:



E por minha conta:



RIO DE JANEIRO






























Obviamente, uma visita ao Rio de Janeiro não pode faltar nesta lista, que de sete vira oito, mas pra eu que já estou aqui não conta, né? (Só é preciso tomar cuidado com as balas perdidas...)

Aliás, no meu entender, não poderiam faltar também visitas a outros locais deveras interessantes, como o rio Amazonas, as pirâmides maias e aztecas na América Central e no México, Nova York, Hollywood, o Kremlin em Moscou, Paris, o Coliseu de Roma, o Vaticano, Tóquio, as savanas africanas, Jerusalém, Casablanca, o Outback australiano, os vulcões da Islândia, o Caribe, etc, etc, etc.

Mas aí, só ganhando sozinho na Mega Sena. Ou sendo deputado ou senador. Ou, pelo menos, parente de um...


Nenhum comentário:

Postar um comentário